Quais são as modalidades de Licitação?

Quais são as modalidades de Licitação?

Fazer negócio com o governo pode ser muito vantajoso para a sua empresa.

Conheça, então, os ritos de compra e venda de produtos ou serviços de particulares pela Administração Pública!

Para eleger a modalidade que melhor se encaixa ao caso concreto, a comissão de licitação irá analisar as características do objeto a ser adquirido.

Assim, a lei brasileira prevê que existem 5 maneiras de licitar. São elas:

1- O pregão: é a categoria mais utilizada no Brasil. Aqui, o critério de julgamento é o menor preço ou o maior desconto. Mas atenção: serviços de natureza intelectual não podem ser contratados por essa modalidade.

2- Através de concorrência: serve para contratar serviços especiais, como de engenharia. O julgamento é feito com base no menor preço, na melhor técnica, no melhor conteúdo artístico e no maior retorno econômico.

3- Com um concurso: modalidade utilizada para escolher o melhor trabalho técnico, científico ou artístico.

4- Em um diálogo competitivo: serve para contratos mais complexos, como os que envolvem inovação tecnológica ou técnica.

5- Por meio de leilão: os papéis se invertem e a Administração Pública é quem oferece o produto. Ocorre quando o governo quer vender algo que foi objeto de apreensão ou que não lhe tem serventia.

É muito importante conhecer as características de cada modelo, visando adotar o mais correto para seu caso.

Ficou curioso e quer saber mais sobre licitação? Entre em contato com uma equipe especializada e capaz de prestar auxílio jurídico!

#licitação #contratação #direito #jusoft #advocacia